quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aprenda a ter um jardim sustentável.

No dia do jardineiro, saiba como ter um jardim ecologicamente correto

da Folha Online

No dia 15 de dezembro, comemora-se o dia do jardineiro, o profissional responsável pela manutenção e cuidado com gramados, plantas e árvores de casa e prédios.
SXC
Em tempos de preocupação com o meio ambiente, cultivar um jardim em casa, de forma ecológica, ajuda o planeta de diversas formas
Em tempos de preocupação com o meio ambiente, cultivar um jardim em casa, de forma ecológica, ajuda o planeta de diversas formas
Um jardim bem cuidado, além de embelezar a vizinhança, atrai animais e colabora para a proteção do meio ambiente. Ao cultivar árvores e plantas, é possível contribuir para a melhora dos problemas ambientais enfrentados pelo planeta.
Manter um jardim às vezes parece ser algo caro e que demanda muito tempo. Dedicação sempre é necessário, mas os outros não são pré-requisitos. Tampouco é necessário ser um jardineiro profissional, ou contratar um, para ter o seu próprio recanto verde.
O livro "Como Manter uma Casa e um Jardim Mais Ecológicos", da coleção "50 Formas Inteligente de Preservar o Planeta", traz dicas e informações de como cultivar um jardim de forma ecologicamente correta. Pode ser de forma sustentável, fazendo uma plantação para colher o próprio alimento, ou reutilizando os restos que iriam para o lixo.
Todas as ideias contidas no livro podem ser feitas com materiais encontrados em casa, e muitas vezes sem uso, ou mudanças de hábitos que fazem a diferença. Veja abaixo como reutilizar os restos para adubar o jardim e fazer compostagem para livrar-se dos resíduos do lixo:
*
Use os restos para alimentar o jardim
Divulgação
Livro traz ideias inteligentes para cuidar da casa e do jardim de forma ecológica
Conheça ideias para cuidar da casa e do jardim de forma ecológica
Muitas coisas que jogamos na lata de lixo poderiam ganhar vida nova no jardim.
A maioria dos restos de comida, além de materiais como papelão, podem ser usados em compostagem para melhorar seu solo. E, se você cultiva seus próprios vegetais, pode manter o ciclo em funcionamento devolvendo as cascas ao seu monte de compostagem depois.
Muitos itens domésticos podem ser usados no jardim depois que alcançarem o fim da vida útil em casa. Uma amiga minha usa uma antiga estante de livros como suporte para o pé de morango e dispôs no chão pratos e xícaras quebrados para criar um caminho em volta de sua horta. Junto com uma grande variedade de vasos improvisados (como uma grande sacola de mercado plantada com abobrinhas), esses detalhes dão ao jardim um estilo único e um charme todo particular.
Compostagem
A cada dia mais pessoas estão pegando a febre da compostagem, e a quantidade de resíduos que passam por esse processo no Reino Unido aumentou 35% entre 2004 e 2005. Isso acontece porque ela é uma das atividades ecológicas mais fáceis e gratificantes. Realiza-se um tremendo aproveitamento de lixo, que tem como resultado um produto útil, com um gasto muito pequeno de tempo e esforço. Além das vantagens pessoais de um cesto de lixo com menos cheiro na cozinha e um solo melhor, os benefícios da compostagem para o meio ambiente são enormes.
Você pode pensar que os mesmos processos que ocorrem em sua caixa de compostagem acontecem num depósito de lixo. Mas os aterros não oferecem as condições corretas para a decomposição saudável e oxigenada dos restos orgânicos. Em vez disso, estimulam a deterioração "anaeróbica" insalubre, produzindo metano - um potente gás de efeito estufa.
As coisas que jogamos fora também podem formar um depósito de lixo tão tóxico, que nada apodreça na verdade. Cientistas colheram amostras de um grande aterro que servia à cidade de Nova York em 1988 e descobriram alfaces de seis anos de idade que ainda estavam verdes, assim como um cachorro-quente - com o pão - que permaneceu intacto por 16 anos!
Em contraste, uma caixa de compostagem bem cuidada está cheia de vida, pois bactérias e outros organismos saudáveis trabalham para transformar praticamente todo material orgânico em uma iguaria nutritiva para seu jardim.
Primeiro passo - o recipiente
Embora você possa empilhar as coisas num monturo, manter seu composto num recipiente é mais fácil e menos atraente para pragas. Você pode improvisar uma caixa para compostagem simples, com tampa, ou comprar uma numa loja de jardinagem.
Se optar por um monturo tradicional, mantenha-o coberto com um pedaço de tapete velho, para que o composto não seque com o tempo quente.
Ingredientes para uma dieta balanceada
O melhor composto é obtido alimentando sua caixa com uma dieta balanceada, que contenha uma mistura de materiais firmes e de decomposição lenta e outros mais moles, como restos de comida e "ativadores". Sozinhos, os ingredientes ativadores apodrecem logo, tornando-se viscosos, mas numa mistura balanceada eles ajudam o resto a se decompor mais rapidamente.
O que colocar na sua caixa de compostagem:
Ativadores, para estimular o processo
  • Grama cortada
  • Ervas daninhas
  • Estrume (de animais herbívoros)
Alimentos moles, para uma mistura nutritiva
  • Cascas de legumes e frutas
  • Saquinhos de chá
  • Borra de café
  • Poeira do aspirador
  • Forração de gaiola
  • Flores murchas
Material firme para dar corpo
  • Restos de poda de cerca viva
  • Cascas de ovo
  • Palha
  • Papelão
  • Folhas mortas
Ingredientes a evitar
Alguns itens podem estimular o desenvolvimento de bactérias insalubres e pragas, ou ser tóxicos para o restante da mistura, por isso é melhor evitá-los.
Alguns deles são:
  • Carne ou peixe e comida cozida
  • Jornais e revistas em grande quantidade
  • Dejetos de gatos ou cães e fraldas
Como encher a caixa de compostagem e cuidar dela
Sempre comece com uma camada de galhos e papelão, para que o fundo fique arejado. O composto todo precisa de ar e microrganismos para se decompor adequadamente. Assim, intercalar ingredientes moles com materiais fibrosos e rijos em toda a pilha ajuda a criar canais para que esses elementos possam alcançar o centro.
Uma boa idéia é manter algumas folhas e restos de poda da cerca viva perto da caixa e acrescentar uma camada deles sempre que colocar materiais moles e ativadores. Imagine que você está fazendo uma grande lasanha ecológica, e estará no caminho certo.
O processo de compostagem vai levar meses, embora você possa achar materiais utilizáveis no fundo da caixa bem rapidamente. Quanto mais você cuidar de seu composto, mais rápido vai obter resultados.
  • Para acelerar o processo, vire o composto com um ancinho de jardinagem a cada poucas semanas para arejar e estimular os bons microrganismos a continuar trabalhando.
  • Se você tiver acrescentado muitos ingredientes secos, vai precisar regar o composto de vez em quando para mantê-lo úmido.
  • Não coloque montes de grama cortada sem misturar com outros ingredientes. Como alternativa, use um pouco da grama para ajudar a ativar a terra vegetal.
  • Uma composteira bem elaborada pode esquentar bastante. Esse é o sinal de um composto realmente saudável. O calor ajuda até a matar alguma doença vegetal que possa ter vindo com os restos de plantas.
  • Pique caules grossos e duros antes de acrescentá-los ao composto, a não ser que queira usá-los para melhorar a estrutura.
  • A urina é cheia de substâncias químicas ativadoras úteis, e pequenas quantidades podem acelerar a compostagem.
Quando está pronto
Descobrir quando o composto está pronto não é uma ciência exata. Pode levar dois meses ou mais de um ano para que o material se decomponha.
De modo geral, o composto está pronto para o uso quando parecer útil. Um dia, ao virar o composto, você verá material marrom-escuro perto do fundo. Recolha essa matéria escura e terrosa e use-a. Depois, misture o restante e deixe que continue a se decompor. Devolva os pedaços reconhecíveis à mistura - eles acabarão desaparecendo.
Use seu composto por todo o jardim para melhorar o solo ou para encher vasos ou jardineiras antes de semeá-los.
E os ratos?
Se houver ratos em sua região, eles poderão aparecer para dar uma espiada em sua composteira, mas fazer um composto não deve aumentar o número dos que estariam por ali de qualquer modo. Para desestimulá-los, evite colocar produtos de carne no composto e use uma caixa com tampa ou cerque o monte com uma tela de arame.
Faça terra vegetal
A terra vegetal é um tipo simples de composto feito de folhas caídas total ou parcialmente decompostas e outras fibras vegetais misturadas com terra. É incrivelmente útil no jardim: use-a para melhorar o solo, para misturar ao composto em vasos ou como húmus, para ajudar a reter a água. Ela também é muito fácil de fazer, e praticamente não precisa de cuidados. Quase todo tipo de folha caída serve, embora algumas delas levem mais tempo que outras.
O resultado se chama leafmould, em inglês (literalmente, "bolor de folha"), porque as folhas se decompõem mais por ação de fungos do que das bactérias, que fazem a maior parte do trabalho numa composteira. O processo todo pode demorar mais de dois anos, embora você possa acelerá-lo se picar antes as folhas.
Como fazer terra vegetal
1. Recolha folhas caídas (não de árvores perenes e tampouco as que ficam embaixo das cercas vivas, onde dão abrigo à vida selvagem).
2. Misture com um pouco de grama cortada.
3. Ponha num recipiente (uma caixa ou um saco plástico com furos).
4. Deixe sem mexer por até dois anos.
Terras vegetais jovens (de 1 a 2 anos) podem ser usadas como húmus. A terra vegetal adequadamente decomposta pode ser usada em qualquer lugar do jardim ou misturada com composto (ou mesmo sozinha) em sementeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário